TINTURA NO CABELO
Tintura no Cabelo

A tintura permanente, tonalizante e de henna são algumas opções para tingir o cabelo, alterando a cor e cobrir os cabelos brancos. A maioria das tintas permanentes são mais agressivas porque contém amônia e oxidantes, no entanto, algumas marcas produzem tintas permanentes para o cabelo com menos químicos, sem adição de amônia, basta verificar na embalagem.

Apesar de qualquer pessoa poder usar as tintas nos cabelos, sejam elas naturais ou industrializadas, não é recomendado aplicar esse tipo de produto nas crianças e nas mulheres grávidas. Nestes casos deve-se preferir as tintas naturais.

Opções de Tintas para Cabelos
As principais tinturas para os cabelos são:

Tintura permanente: Muda a cor dos fios e precisa de retoque na raiz, quando o cabelo crescer, dentro de 30 dias. Não é recomendado aplicar o produto sob o cabelo já tingido pelo risco de ressecamento dos fios;
Tintura tonalizante: Não contém amônia e só clareia o cabelo em apenas 2 tons, durando em média 20 lavagens;
Tintura temporária: É ainda mais fraca que a tonalizante e só é recomendado para dar mais brilho ao cabelo, dura em média de  5 a 6 lavagens;

Tintura de Hena: É um produto natural que altera a cor do cabelo sem mudar a estrutura dos fios, mas não consegue clarear os cabelos, dura em média 20 dias;
Tintura vegetal: É um produto natural que deve ser aplicado no salão de cabeleireiro, sendo eficaz para alterar completamente a cor e cobrir os cabelos brancos. Dura cerca de 1 mês.

Cuidados com o cabelo pintado
Quem tem os cabelos pintados com qualquer tipo de produto deve seguir alguns cuidados essenciais para garantir o brilho, a maciez e a elasticidade dos fios, como:

Lavar o cabelo quando houver necessidade, sempre que ele ficar com a raiz oleosa;
Usar produtos adequados para cabelos tingidos ou quimicamente tratados;
Usar shampoo diluído em água, aplicando o produto somente na raiz e lavar o comprimento do cabelo somente com a espuma;
Aplicar condicionador ou máscara nos cabelos deixando atuar durante pelo menos 2 minutos enquanto penteia os fios;
Enxaguar o cabelo com água mais fria e se desejar, aplicar uma pequena quantidade de creme de pentear no comprimento dos fios;
Fazer uma máscara de hidratação profunda pelo menos 1 vez por semana.

Nos dias em que não lavar os cabelos é importante pulverizar um pouco de água com ou sem creme de pentear diluído, ou sérum, nos fios, separando mexa por mexa. Quem tem o cabelo crespo ou cacheado pode seguir o mesmo procedimento, tendo cuidado para não desmanchar os cachos.

em creme de pentear diluído, ou sérum, nos fios, separando mexa por mexa. Quem tem o cabelo crespo ou cacheado pode seguir o mesmo procedimento, tendo cuidado para não desmanchar os cachos.

Com essas técnicas, é possível chegar a uma cor de cabelo que considere quem você é e que resulte na combinação da harmonia com a estética – trazendo ainda mais vida ao visual. Em outras palavras, é como se a sua imagem estivesse atrelada e fosse construída de acordo com o seu modo de vida, gostos, preferências e a mensagem que quer transferir pela aparência.

Os estilos são os mais variados, desde os mais ousados aos mais discretos. Conheça, abaixo, os principais apontados por Rodrigo:

Ombré hair: esse procedimento combina com todos os tons de cabelo. O grande diferencial é o efeito degrade que, além de priorizar o clareamento dos fios do comprimento às pontas, não altera a coloração da raiz. “Utilizar um mix de cores que realçam o tom natural, além de minimizar ou projetar pontos específicos do rosto são caracter.

Light Contour: é uma técnica que proporciona aquele “queimado de sol” em que as luzes mais marcadas ficam na frente, deixando um efeito natural na raiz. “É bem a cara do verão. ísticas de algumas técnicas de luzes”, explica Rodrigo. Veja quais são:

Total Effect: resulta em uma maior iluminação na raiz, quase um loiro monocromático, em diferentes tons e o melhor de tudo, sem marcas.

Hair Contour: atende bem ao visual de quem pretende inovar sem exageros. “Para dar maior movimento, invista em um mix de tons similares – até três tonalidades – para destacar bem o contorno facial.

Luzes Espanholas: Indicadas para quem busca uma iluminação bem natural. Pode ser feito na raiz e pontas, em todo o cabelo, bem fininho desde cima até embaixo. “O produto vai no pente, dentro das cerdas e o resultado é incrível”.