SELAGEM DOS FIOS (CAPILAR)
Selagem dos Fios (capilar)

O que é selagem capilar
É um tratamento criado no Brasil à base de queratina, que tem a função de fechar as cutículas do fio (ou seja, ela sela a estrutura), quando elas são danificadas por processos químicos, como alisamentos e tintura. A selagem recupera a saúde dos cabelos trazendo mais disciplina, hidratação, resistência e brilho.

Selagem tem formol?
Porém, muitas vezes tratamentos com o nome de selagem podem ser, na verdade, uma escova progressiva. Isso ocorre quando o produto contém em sua formulação, além da queratina, o formol. Nesses casos, esse procedimento também alisa o fio. O problema é que esse composto só pode estar presente em concentrações de 0,2% nos produtos, senão pode causar diversos efeitos colaterais, e normalmente nesse tipo de concentração ele não traz o efeito desejado.

Se a selagem tiver o intuito de alisar, mas contiver produtos alternativos para alisamento, como o tioglicolato de amônio e a etalonamina, substâncias semelhantes ao formol, mas que causam muito menos dano aos cabelos e à saúde, não há problemas, mas ela se torna, ainda assim, um alisamento.

Entre os danos causados pelo formol para saúde podemos listar queimadura, descamação do couro cabeludo, queda de cabelo, ardência nos olhos, falta de ar, tosse, dor de cabeça, enjoo, vômito, desmaio. No entanto, alguns produtos ainda podem ter formol em sua formulação. É fácil perceber isso quando o produto solta fumaça, já que esse produto tem um cheiro característico. Mas, para não ser pego de surpresa na hora, o ideal é pedir para verificar se na embalagem está escrito que contém formaldeído ou poliformol.

Blindagem capilar

Para que serve a selagem capilar?
A selagem capilar comum é indicada para pessoas que estão com os cabelos danificados e com as cutículas abertas por conta de procedimentos químicos e precisam de uma reposição intensa de nutrientes.

“O efeito da selagem capilar deixa os fios mais disciplinados e com menos volume, recuperando os cabelos de dentro para fora. Além disso, há uma redução no frizz”.

Botox Capilar
O que é botox capilar e para que serve?
Botox capilar é uma técnica de tratamento para os cabelos que busca preencher os fios e, dessa forma, devolver seu brilho e elasticidade.

Ele ajuda a recuperar a saúde dos fios, fazendo com que fiquem mais brilhosos.

Ao recompor a fibra capilar e fornecer nutrientes para a mesma, ele faz com que os indesejados frizz e pontas duplas diminuam e até mesmo desapareçam.

A proposta do botox capilar é ser um tratamento menos agressivo quando comparado, por exemplo, com a escova progressiva.

Esse tratamento é aplicado diretamente nos fios do cabelo.

Quanto tempo dura o efeito do botox?
O tempo de duração do efeito do botox pode variar de uma pessoa para outra, mas geralmente em 30 dias pode-se notar diferenças no cabelo, havendo necessidade de uma nova aplicação.

Contudo, quem tem cabelo crespo, muito volume ou fios muito ressecados podem aplicar botox capilar a cada 15 ou 20 dias.

Botox capilar alisa?
Já esclarecemos que botox capilar alisa até certo ponto. Esse método não chega de fato a alisar o cabelo, mas sim reduz o volume e promove o brilho.

Também mencionamos que tem gente que pode querer fazer um tratamento que alise e, ao mesmo tempo, cuide dos fios.

Parece lógico querer que um tratamento que vá mudar a textura dos seus fios também possa contribuir para a saúde deles.

Assim, os  danos do alisamento são menores para a fibra capilar, certo?

Se esse for o seu caso, você provavelmente já ouviu falar de alguns dos métodos que falaremos abaixo.

Eles não são exatamente tratamentos, sendo classificados como procedimentos químicos.

No entanto, a evolução das fórmulas faz com que seja possível, ao mesmo tempo, alisar e cuidar minimamente do cabelo.

Como fica o cabelo depois de lavar?
Depois de aplicar o botox no cabelo e seguir todo o procedimento, deve-se manter uma rotina de limpeza e hidratação do cabelo sempre que necessário.

Depois de lavar o cabelo com shampoo e condicionador ou máscara de hidratação e deixar o cabelo secar naturalmente.

O cabelo não fica completamente liso, mas fica muito bonito, natural, sem frizz e, consequentemente, com menos volume.

Botox capilar tem formol?
O objetivo do botox é aumentar a hidratação e a flexibilidade dos fios e, por isso, contém componentes que promovem a nutrição do cabelo, não havendo formol em sua composição.

No entanto, algumas marcas de botox capilar possuem uma pequena quantidade de formol e, nesse caso, esse procedimento é indicado para alisar também os fios.

No entanto, a ANVISA determinou que o formol só pode ser utilizado em produtos cosméticos em pequenas concentrações.

E, por isso, é importante que a pessoa esteja atenta ao rótulo do produto que utiliza para que não haja quantidades inadequadas de formol e, assim, consequências para o organismo.

Escova progressiva

A escova progressiva é um método de alisamento e redução do volume dos cabelos, diminuindo também o frizz. Ela é chamada dessa forma porque, a cada vez que se realiza esse procedimento, o cabelo apresenta melhores resultados nesses quesitos.

A escova definitiva é indicada para mulheres de cabelos cacheados ou crespos que desejam um efeito superliso em seus fios. Já a escova progressiva é indicada para mulheres de fios ondulados, cacheados ou crespos que desejam volume mais controlado e efeito liso sem ser chapado demais

Com essas técnicas, é possível chegar a uma cor de cabelo que considere quem você é e que resulte na combinação da harmonia com a estética – trazendo ainda mais vida ao visual. Em outras palavras, é como se a sua imagem estivesse atrelada e fosse construída de acordo com o seu modo de vida, gostos, preferências e a mensagem que quer transferir pela aparência.

MARQUE UM HORÁRIO